Terrenos submersos <br>em Ovar
No dia 9, em conferência de imprensa, a Associação de Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA) deu a conhecer que centenas de hectares de campos agrícolas na Marinha e na Ribeira, em Ovar, foram invadidos por água salgada, comprometendo as culturas forrageiras. Esta situação poderia ter sido evitada se, tal como a ALDA tem vindo a reclamar, tivessem sido realizadas obras de defesa dos campos.
A associação vai agora fazer um levantamento dos agricultores afectados e enviar uma exposição ao ministro da Agricultura, aos grupos parlamentares e ao presidente da Câmara de Ovar. «Os terrenos estão a ser invadidos pela água salgada o que põe em causa o milho da primavera. Estamos a falar de uma área enorme, de centenas de hectares», salientou, em declarações à Lusa, Albino Silva, dirigente da ALDA, exigindo que as autoridades oficiais tomem medidas para travar o avanço da água salgada, uma situação que se tem vindo a agravar.
A invasão de água salgada é associada ao aumento da amplitude das marés que resultou das obras de expansão portuária, estando previsto o reforço das margens com dragados da operação de desassoreamento da Ria, que aguarda por financiamento comunitário.